Abreu Amorim admite abandonar vida política após derrota em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 02 out (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/CDS à Câmara de Gaia derrotado domingo pelo PS, Carlos Abreu Amorim, admitiu hoje poder abandonar a vida política e regressar à vida académica, mas só depois de uma "reflexão profunda".

"Eu não fui capaz de unir o eleitorado natural da coligação Gaia na Frente e portanto tenho de fazer uma reflexão profunda sobre se continuo na vida política ou se regresso à minha vida académica", afirmou à Lusa o deputado que nas eleições de domingo conseguiu apenas 19,97 % dos votos, contra 38,15 do PS.

Carlos Abreu Amorim, que hoje esteve na Assembleia da República, admitiu que "todas as carreiras académicas [e] políticas têm altos e baixos", mas "não se deve decidir a quente".

"Por isso é que não digo já o que vou fazer porque acho que devo deixar passar alguns dias", explicou.

O social-democrata já decidiu porém que não ficará em Gaia para assumir o cargo de vereador, referindo ter-se candidatado "com um projeto de governação [que] foi claramente rejeitado".

"Julgo que não seria coerente com esse projeto eu aceitar agora o lugar de vereador sem pelouro, sem pasta, sem oportunidade de por em prática as minhas ideias", justificou Abreu Amorim para quem "os políticos, todos eles, devem ver que quando o eleitorado pura e simplesmente não aceita ou rejeita as suas propostas".

"Há um juízo pessoal e o juízo pessoal é que as minhas propostas não foram aceites, foram recusadas e portanto eu devo agir em conformidade", continuou.

O deputado lembrou ter ficado "em segundo lugar mas a uma distância muito grande do primeiro", salientando que o eleitorado natural da coligação "fendeu-se".

"Os votos da coligação Gaia na Frente e do independente dão a vitória, mas julgo que teria havido uma dinâmica de vitória imparável para o eleitorado natural que tem sido o da coligação e que se dividiu em dois", referiu.

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.