Pelo menos 22 jornalistas estrangeiros sequestrados na Síria no último ano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 02 out (Lusa) - Pelo menos 22 jornalistas estrangeiros foram sequestrados durante o último ano na Síria, muitos dos quais permanecem em cativeiro, denunciou hoje a organização Campanha Emblema de Imprensa (PEC, sigla em inglês).

Num comunicado, a organização não-governamental que promove a defesa dos direitos dos jornalistas condenou "nos termos mais fortes" o aumento do número de sequestros registados no território sírio, a maioria realizados por grupos armados.

De acordo com a PEC, 22 profissionais de comunicação social foram feitos reféns no território sírio durante o último ano: cinco norte-americanos, cinco italianos, três franceses, dois alemães, dois espanhóis, um húngaro, um mexicano, um palestiniano, um polaco e um ucraniano.

Alguns dos jornalistas sequestrados foram libertados após um longo período em cativeiro, como foi o caso do italiano Domenico Chirico, de 62 anos. Depois de cinco meses de cativeiro, o enviado especial do jornal La Stampa foi libertado em agosto.

A organização, com sede em Genebra, recordou no entanto de que pelo menos oito jornalistas continuam nas mãos dos respetivos sequestradores, destacando o norte-americano James Foley, desaparecido a 22 de novembro, e o espanhol Marc Marginedas, enviado do jornal El Periódico de Catalunya, retido desde 04 de setembro.

O secretário-geral da PEC, Blaise Lempen, referiu que a maioria dos sequestros é perpetrada por rebeldes que pedem posteriormente resgates em troca da libertação dos reféns.

Nesse sentido, o representante instou a oposição síria e os comandantes das forças rebeldes a tomarem medidas contra os autores dos sequestros, que "mancham muito a imagem da oposição síria".

No mesmo comunicado, a PEC destacou que nos primeiros nove meses deste ano, pelo menos 90 jornalistas perderam a vida em atos de violência em 26 países.

A organização não-governamental assinalou que no terceiro trimestre deste ano a situação dos jornalistas deteriorou-se no Egito, Filipinas e Guatemala.

A Síria, com 13 jornalistas mortos, e o Paquistão, com 11, continuam a ser os países com mais registos de mortes entre os profissionais de comunicação social.

SCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.