Dezassete países vão receber refugiados sírios - ONU

| Mundo
Porto Canal / Agências

Beirute, 02 out (Lusa) - Dezassete países, incluindo os Estados Unidos, França e Austrália, concordaram receber um determinado contingente de refugiados sírios, anunciou hoje a ONU.

"Até agora, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Regugiados (ACNUR) tem 17 países a participar no programa de admissão humanitária para os refugiados sírios", disse o porta-voz regional do ACNUR, Peter Kessler, à agência noticiosa francesa AFP.

"Eles oferecem cerca de 10 mil lugares (ao todo), alguns dos quais já para 2014", acrescentou. A decisão surge depois de algumas críticas a países ocidentais por não participarem no esforço de acolhimento de cerca de dois milhões de sírios, em fuga da guerra civil.

Até agora, os vizinhos da Síria - Líbano, Turquia, Jordânia e Iraque - absorveram a maioria dos refugiados, mas o fluxo constante esgotou os recursos disponíveis e causou algumas tensões.

O problema é particularmente grave no Líbano, que regista atualmente pelo menos 760 mil refugiados.

O número real de sírios no Líbano, que tem uma população de quatro milhões de habitantes, deve rondar um milhão de pessoas.

Ao abrigo dos programas de admissão humanitária, o ACNUR vai avaliar a situação dos refugiados para serem enviados para os 17 países de acolhimento, dando prioridade aos mais vulneráveis, disse Kessler.

"A vulnerabilidade é definida com vários critérios", afirmou e inclui deficientes, famílias monoparentais, vítimas de agressões sexuais e outros abusos.

O número de refugiados que cada um dos 17 países vai receber ainda não foi decidido. França poderá receber até 1.200 pessoas e a Suécia anunciou já que vai conceder vistos de residência aos refugiados síros já no país, mas não aceitará pedidos nas embaixadas suecas.

Desde o início do ano passado, a Suécia recebeu perto de 14.700 pedidos de estatuto de refugiado de cidadãos sírios.

Mais de 115.000 pessoas morreram na guerra civil síria, desde março de 2011, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Dois milhões de sírios vivem atualmente como refugiados em diferentes países, e milhões são deslocados internos.

EJ // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.