Ricardo Salgado diz que BES "esteve e continuará, fortemente envolvido" na fusão PT/Oi

| Economia
Porto Canal

Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo anunciou hoje que a operação de fusão entre a PT e a Oi "é o culminar de uma estratégia em que o grupo BES (BES e BESI) esteve, e continuará, fortemente envolvido".

A operação "irá determinar a criação de uma grande empresa multinacional de língua portuguesa", a CorpCo, acrescentou Ricardo Salgado numa reação à fusão PT/OI, enviada às redações.

Sublinhando que o presidente executivo da CorpCo "será um português: Zeinal Bava", o banqueiro sustenta ainda que a nova parceria "irá contribuir para o reforço das relações Portugal/Brasil e para o desenvolvimento económico dos dois países, garantindo o centro de decisão partilhado entre acionistas brasileiros e portugueses".

"É, sobretudo, uma operação que rasga novos horizontes para Portugal. A partir de agora, a PT, em conjunto com a Oi, criam um 'player' global com considerável potencial de desenvolvimento no mercado mundial e associa o 'know how' português a uma maior capacidade de investimento no mercado internacional", escreve o presidente do BES.

As ações da CorpCo, a empresa que resultar da fusão da PT com a Oi, caso a operação seja concluída vão ser negociadas na bolsa brasileira, Bovespa, na bolsa de Nova Iorque, a NYSE, e na NYSE Euronext.

Os títulos da CorpCo irão beneficiar de uma maior liquidez e de uma base acionista diversificada, sendo que os requisitos de admissão à negociação nos três mercados "garantirão também a adoção das melhores práticas de governo da sociedade", sublinha o comunicado da PT enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A PT e a Oi anunciaram hoje que assinaram um acordo de intenções para a fusão das duas empresas, e das holdings da operadora brasileira, constituindo uma entidade única liderada por Zeinal Bava.

A CorpCo só avançará depois de a fusão ser aprovada por todos os acionistas das operadoras portuguesa e brasileiras, depois de realizado um aumento de capital na ordem dos 2,3 a 2,7 mil milhões de euros, e depois de sujeita à aprovação das entidades de regulação.

A transação, refere o documento, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

A concretizar-se a operação, a CorpCo terá como presidente executivo Zeinal Bava, atual presidente executivo da Oi e da PT Portugal, e como presidente não executivo ('chairman'), José Mauro da Cunha, atual 'chairman' da Oi. O lugar de vice-'chairman' será ocupado por Henrique Granadeiro, atual presidente executivo e 'chairman' da PT.

As ações da PT seguiam às 09:52 a negociar em Lisboa em alta de 17,06% para 3,98 euros.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.