Nova empresa da fusão PT/Oi vai gerar sinergias de 1,8 mil milhões de euros

| Economia
Porto Canal

A operação de fusão da PT com a brasileira Oi irá gerar sinergias de aproximadamente 1,8 mil milhões de euros, de acordo com o valor estimado pelas duas operadoras.

Em comunicado enviado hoje à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT e a Oi dizem que a nova empresa, a CorpCo, beneficiará de "maior escala" e da posição de liderança em Portugal e no Brasil.

"Estima-se que a melhoria de eficiências operacionais e financeiras poderá gerar sinergias, com um valor atual líquido, de aproximadamente 5,5 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de euros)", referem.

A CorpCo compromete-se "em fortalecer a sua disciplina financeira de forma a melhorar o perfil de 'cash flow' com vista a impulsionar investimentos futuros nas áreas em crescimento e melhorar a flexibilidade do seu balanço".

A PT e a Oi anunciaram hoje que assinaram um acordo de intenções para a fusão das duas empresas, e das holdings da operadora brasileira, constituindo uma entidade única liderada por Zeinal Bava.

A CorpCo só avançará depois de a fusão ser aprovada por todos os acionistas das operadoras portuguesa e brasileiras, depois de realizado um aumento de capital na ordem dos 2,3 a 2,7 mil milhões de euros, e depois de sujeita à aprovação das entidades de regulação.

A transação, refere o documento, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

A concretizar-se a operação, a CorpCo terá como presidente executivo Zeinal Bava, actual presidente executivo da da Oi e da PT Portugal, e como presidente não executivo ('chairman'), José Mauro da Cunha, atual 'chairman' da Oi. O lugar de vice-'chairman' será ocupado por Henrique Granadeiro, atual presidente executivo e 'chairman' da PT.

As ações da PT seguiam às 09:52 a negociar no Euronext Lisbon em alta de 17,06% para 3,98 euros.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.