Equipa de destruição de armas químicas começou a trabalhar na Síria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Damasco, 02 out (Lusa) -- A equipa internacional de inspeção às armas químicas da Síria começou hoje o trabalho de verificação da lista de locais de armazenamento fornecida por Damasco e efetuando alguns testes prévios à destruição.

A equipa de inspeção chegou terça-feira à Síria através da fronteira com o Líbano, tem 19 elementos encarregues do trabalho de destruição e 14 membros das Nações Unidas, e está no país para dar cumprimento à resolução 2.118 do Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovada na sexta-feira passada.

A Organização para a Interdição de Armas Químicas é responsável pela aplicação da resolução, que prevê a destruição do arsenal químico até junho de 2014.

A organização recebeu documentos do regime sírio com a lista das armas que possui, entre as quais os peritos calculam haver mil toneladas de gás 'sarin', gás mostarda e outros químicos proibidos em cerca de 45 locais.

A resolução consagra um acordo alcançado entre os Estados Unidos e a Rússia, negociado na sequência de um ataque com armas químicas a 21 de agosto nos arredores de Damasco, que terá morto centenas de pessoas.

Recentemente, uma outra equipa de inspetores da ONU concluiu a missão de investigar, na Síria, o ataque de 21 de agosto e outros supostos ataques com armas químicas.

Num relatório preliminar, divulgado após uma primeira missão, essa equipa de inspetores confirmou a utilização de gás 'sarin' no ataque de 21 de agosto.

JCS (MDR) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.