Desemprego em Espanha aumentou 0,54% em setembro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 2 out (Lusa) -- O número de desempregados em Espanha subiu 0,54%, ou 25.572 pessoas, em setembro, para um total de 4.724.355 inscritos nos centros de emprego, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério do Emprego e Segurança Social.

O aumento do desemprego interrompe um período de seis meses consecutivos em que o desemprego em Espanha caiu.

Em agosto, o desemprego tinha diminuído apenas em 31 pessoas, mas foi a primeira vez desde 2000 que o desemprego baixou neste mês, segundo o Governo.

Desde o início do ano, o número de desempregados caiu em 124.368, o que representa a maior queda neste período desde 2006.

Prejudicial para a estatística é também o dado do número de trabalhadores inscritos na Segurança Social, ou seja a trabalhar, que caiu em 22.242.

Assim, no final de agosto estavam a trabalhar em Espanha um total de 16.305.445 pessoas.

De visita ao Japão, o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, já tinha antecipado terça-feira que o desemprego tinha aumentado em setembro, afirmando que "é o melhor dado deste mês em muitos anos".

Apesar disso Rajoy admitiu que isso "não é suficiente" e que Espanha tem que "criar emprego e fazê-lo solidamente".

"A tendência está a mudar e isso anima-nos a trabalho com afinco, determinação e coragem", declarou.

ASP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.