Dois detidos no Sri Lanka por torturarem águia do mar

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Colombo, 10 mar (Lusa) -- A polícia do Sri Lanka prendeu hoje dois homens por torturarem uma águia do mar depois de fotografias, publicadas nas redes sociais, mostrarem a ave a ser esfolada viva.

A polícia da estância balnear de Habaraduwa, a 130 quilómetros a sul da capital, Colombo, fez as detenções depois de as imagens terem desencadeado uma onda de indignação.

"A nossa unidade de informação foi capaz de seguir o rasto dos homens envolvidos. Prendemos dois e estamos à procura de um terceiro, que aparece nas fotografias", disse o chefe da polícia de Habaraduwa.

As imagens mostram um grupo de homens a observar o pássaro a ser esfolado vivo por pelo menos um homem com uma faca, enquanto outro filma com um telemóvel.

O inspetor Kumara explicou que os dois homens arriscam uma pena de até cinco anos de prisão caso sejam condenados.

As águias são vistas como espécies "altamente protegidas" ao abrigo das estritas leis de preservação e conservação da natureza do Sri Lanka.

As detenções surgem um dia depois de um juiz em Colombo ter ordenado que um monge budista ficasse sob custódia por manter ilegalmente um elefante bebé, de dois anos, no seu templo.

Os elefantes são considerados sagrados no Sri Lanka.

DM // MP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.