Assembleia em Fafe aumenta curta vantagem do PS

| Política
Porto Canal / Agências

Fafe, 01 out (Lusa) -- A assembleia de apuramento geral dos resultados eleitorais para a Câmara de Fafe, hoje realizada, elevou de 15 para 20 votos a curta vantagem do PS sobre o segundo classificado, informou o presidente da Câmara.

José Ribeiro disse à Lusa que "houve um erro numa mesa, em que o número de votos que constava do edital não era igual ao da ata".

"Hoje esse erro foi detetado e corrigido", acrescentou.

No apuramento provisório divulgado na segunda-feira no site do Ministério da Justiça, o PS aparecia com 11.023 votos, contra os 11.008 arrecadados pela lista Independentes por Fafe.

Na sequência destas eleições, o PS fica com quatro mandatos, mas perde a maioria absoluta que detinha no executivo.

A lista Independentes por Fafe fica com três mandatos e o PSD com dois.

Uma fonte ligada à candidatura independente disse hoje à Lusa que o juiz que presidiu à assembleia de apuramento geral ordenara a recontagem dos votos em cerca de dez freguesias, por "suspeitas de irregularidades".

No entanto, o presidente da Câmara garantiu que essa recontagem não foi realizada.

"O que houve foi, apenas e só, a correção do erro que foi detetado", afirmou.

José Ribeiro não se pôde recandidatar, por causa da lei de limitação de mandatos, tendo a escolha do PS recaído sobre Raul Cunha.

A escolha não foi pacífica, tendo levado à demissão do então presidente da Comissão Política Concelhia, Antero Barbosa.

Em relação às Autárquicas de 2009, o PS perdeu quase 6.000 votos.

VCP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.