Vendas de automóveis aumentaram 5,7% até setembro - indica ACAP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- As vendas de automóveis aumentaram 5,7% até setembro deste ano, divulgou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

"Nos primeiros nove meses de 2013, foram vendidos em Portugal 91.782 veículos automóveis, o que se traduziu numa variação positiva de 5,7 por cento relativamente ao período homólogo de 2012", lê-se no comunicado da associação.

Só no mês de setembro, as vendas registaram um aumento homólogo de 14,7%, tendo sido comercializados 8.826 veículos ligeiros e pesados.

A ACAP realça ainda que, em 2012, o mercado atingiu "um volume anormalmente baixo, tendo sido mesmo o pior ano de vendas dos últimos 27", pelo que os dados agora divulgados, "apesar de apresentarem variações percentuais positivas, continuam a ser historicamente baixos quando comparados com anos anteriores, em termos de volume de mercado".

Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas de veículos ligeiros de passageiros atingiram os 79.383, um acréscimo de 6,7% em comparação com o mesmo período de 2012.

Quanto aos veículos comerciais ligeiros, foram vendidos 10.852 automóveis, um aumento de 1% face aos primeiros nove meses do ano passado.

Em relação ao mercado de veículos pesados de passageiros e mercadorias, as vendas entre janeiro e setembro ascenderam a 1.437, o que representou uma queda de 5,5% face a igual período do ano passado.

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.