Info

Estrada Arouca-Feira e Europarque internacional são prioridade nas Terras de Santa Maria

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 07 mar (Lusa) - O novo presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria anunciou hoje que a construção da estrada da Feira a Arouca e a internacionalização do Europarque são prioridades do seu mandato, até 2018.

Emídio Sousa afirma que essas são consideradas medidas estratégicas assumidas pelos cinco concelhos que integram atualmente esse organismo: Santa Maria da Feira, Arouca, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

"Se as promessas políticas de todos os governos desde há pelo menos 20 anos finalmente se cumprirem, a construção da estrada Feira-Arouca vai agora concretizar-se", declarou esse responsável, também presidente da Câmara da Feira.

"A obra foi candidatada a fundos comunitários, está indicada como prioritária e esperamos vê-la aprovada ainda este ano", acrescentou.

A via em causa destina-se a ligar Santa Maria da Feira ao Parque de Negócios de Escariz, em Arouca, e vem sendo reclamada há vários anos pela população desse concelho.

A estrutura propunha-se ser uma variante de acesso rápido ao litoral, mas o seu primeiro troço foi inaugurado em 2005 e, apesar de governantes de diferentes forças políticas se terem entretanto comprometido a concluir a obra, os seus últimos 15 quilómetros continuam por construir.

Já quanto ao centro de congressos de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa notou que a sua afirmação no estrangeiro enquanto infraestrutura apta a acolher eventos internacionais será "um eixo importantíssimo" da atividade da Associação de Municípios ao longo do presente mandato, iniciado na semana passada e com a duração de dois anos.

"Nos próximos tempos vamos apostar na internacionalização do Europarque e já temos um acordo com a Área Metropolitana do Porto para a realização de um estudo sobre a revitalização desse equipamento", realçou.

O trabalho em causa deverá custar 60.000 euros e o autarca considerou que o investimento é justificado pelo facto de esse ser "o grande equipamento da região Norte" e, "provavelmente, o maior centro de congressos do país".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão rodoviária em Lousada faz cinco feridos. Um deles grave

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros provocou cinco feridos, um deles em estado grave, na tarde deste sábado, na freguesia de Torno, junto à Casa de Juste, em Lousada, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

Incêndio florestal em São Pedro da Cova dominado 

O incêndio florestal que chegou a ameaçar casas no lugar do Carvalhal, em São Pedro da Cova, Gondomar, na tarde deste sábado, foi dominado apurou o Porto Canal junto das autoridades.

Atualizado 20-07-2019 16:15

Explosão de gás e incêndio obriga a retirar 28 idosos de lar na Feira

Uma explosão de gás num lar da terceira idade em Santa Maria da Feira, seguida de incêndio, obrigou este sábado à retirada dos 28 idosos que ali se encontravam, não havendo registo de feridos, apurou o Porto Canal junto das autoridades e disse o presidente da Câmara à Lusa.

Atualizado 20-07-2019 14:41

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.