Estrada Arouca-Feira e Europarque internacional são prioridade nas Terras de Santa Maria

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 07 mar (Lusa) - O novo presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria anunciou hoje que a construção da estrada da Feira a Arouca e a internacionalização do Europarque são prioridades do seu mandato, até 2018.

Emídio Sousa afirma que essas são consideradas medidas estratégicas assumidas pelos cinco concelhos que integram atualmente esse organismo: Santa Maria da Feira, Arouca, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

"Se as promessas políticas de todos os governos desde há pelo menos 20 anos finalmente se cumprirem, a construção da estrada Feira-Arouca vai agora concretizar-se", declarou esse responsável, também presidente da Câmara da Feira.

"A obra foi candidatada a fundos comunitários, está indicada como prioritária e esperamos vê-la aprovada ainda este ano", acrescentou.

A via em causa destina-se a ligar Santa Maria da Feira ao Parque de Negócios de Escariz, em Arouca, e vem sendo reclamada há vários anos pela população desse concelho.

A estrutura propunha-se ser uma variante de acesso rápido ao litoral, mas o seu primeiro troço foi inaugurado em 2005 e, apesar de governantes de diferentes forças políticas se terem entretanto comprometido a concluir a obra, os seus últimos 15 quilómetros continuam por construir.

Já quanto ao centro de congressos de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa notou que a sua afirmação no estrangeiro enquanto infraestrutura apta a acolher eventos internacionais será "um eixo importantíssimo" da atividade da Associação de Municípios ao longo do presente mandato, iniciado na semana passada e com a duração de dois anos.

"Nos próximos tempos vamos apostar na internacionalização do Europarque e já temos um acordo com a Área Metropolitana do Porto para a realização de um estudo sobre a revitalização desse equipamento", realçou.

O trabalho em causa deverá custar 60.000 euros e o autarca considerou que o investimento é justificado pelo facto de esse ser "o grande equipamento da região Norte" e, "provavelmente, o maior centro de congressos do país".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.