Ministro da Defesa destaca "contributo" de centro de engenharia da Maia à economia

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 01 out (Lusa) -- O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, enalteceu hoje o "contributo" dado à economia portuguesa pelo Centro de Inovação e Engenharia (CEiiA), na Maia.

"Quando trabalhamos não de costas voltadas mas convergentes num objetivo em benefício da economia nacional é possível extraímos grandes capacidades de diversos setores, neste caso da defesa e da indústria portuguesa", afirmou o ministro, que hoje visitou aquele centro.

O CEiiA é um "centro orientado para a competitividade das indústrias da mobilidade através da cooperação internacional com os principais construtores, operadores e centros de saber em torno de soluções para o mercado global, nomeadamente aeronáutica e automóvel".

Aguiar Branco destacou o projeto KC390, o novo avião militar da Embraer, cuja engenharia de diversos componentes, designadamente barriga, nave e parte traseira da aeronave, é desenvolvida no CEiiA.

"É um projeto que liga de uma forma muito eficaz a dimensão da defesa e a dimensão da indústria, desenvolvimento e inteligência da engenharia portuguesa", disse o ministro.

Para Aguiar Branco, este projeto, que "está com bom ritmo", transporta "não só a inteligência e inovação como a capacidade que a indústria portuguesa tem em participar em projetos desta dimensão".

"É um contributo para a dimensão exportadora da economia portuguesa, é também um contributo para a dimensão da empregabilidade (...) e para a dimensão da criatividade e inovação", frisou.

O CEiiA conta atualmente com cerca de 180 engenheiros aeronáuticos, tendo como objetivo atingir as duas centenas até ao final do ano.

O seu objetivo para este ano é atingir um volume de negócios de 15 milhões de euros.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).