Quatro distritos do continente sob aviso laranja devido à chuva forte

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- Quatro distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva que podem ser fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponibilizada na página da Internet do IPMA, os distritos de Viseu, Guarda, Santarém e Leiria vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 15:00 e as 20:59 de hoje, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA informa também que os distritos de Santarém, Castelo Branco, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 00:00 e as 23:59 de hoje, devido à previsão de chuva por vezes forte.

Sob aviso amarelo está também a costa norte da Madeira entre a 01:00 e as 23:59 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial na região centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, nevoeiro ou redução de visibilidade devido a precipitação persistente e vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas, em especial até meio da tarde.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca, tornando-se gradualmente moderada no distrito de Setúbal e região do Alto Alentejo a partir do meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando temporariamente moderado no litoral a norte de Sines e nas terras altas até meio da tarde e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 21 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco e Angra do Heroísmo 20, em Faro 23, Beja 26, Évora 24, Guarda 15, Viseu 18, Funchal 27 e Santa Cruz das Flores 22.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.