BE exige inspeção global ao funcionamento do Hospital de Braga

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) - O BE exigiu hoje uma inspeção global ao funcionamento do Hospital de Braga, gerido em regime de parceria público-privada com o Grupo Mello Saúde há dois anos, denunciando diversas irregularidades naquela unidade hospitalar minhota.

"É urgente e absolutamente necessário, em nome do serviço público, do Serviço Nacional de Saúde, dos direitos dos utentes e profissionais do hospital, a realização de uma inspeção global ao seu funcionamento", afirmou em conferência de imprensa na Assembleia da República a deputada bloquista Helena Pinto.

Para a parlamentar do BE, "esta situação não pode, de modo nenhum, prolongar-se por mais tempo e exige-se que o Governo tome as medidas necessárias".

"O que é público deve ser gerido pelo Estado e pagar pela gestão privada de um serviço que é publico, para além de não fazer sentido nenhum, tem-se revelado prejudicial para as pessoas e para os profissionais do hospital", continuou.

Segundo o BE, uma mulher de 50 ano morreu há dias depois de se dirigir àquela unidade hospitalar para debelar uma "simples incontinência urinária em condições que deverão merecer abertura de inquérito".

A situação de greve dos médicos anestesistas, o rácio de dois enfermeiros por cada 30 doentes durante os fins de semana ou a transferência de utentes para hospitais do Porto foram outras situações para as quais o BE alertou.

HPG // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.