Deco recebeu 924 denúncias na campanha contra desperdício de água

Deco recebeu 924 denúncias na campanha contra desperdício de água
| País
Porto Canal

A DECO recebeu 924 denúncias no âmbito da campanha contra o desperdício de água, que decorreu entre março e setembro, durante a qual a associação detetou "fraca capacidade" de resposta das entidades competentes.

De acordo com os resultados da campanha, divulgados pela DECO quando se assinala o Dia Nacional da Água, das 924 denúncias recebidas, foram resolvidas 467.

Das denúncias recebidas, 35 por cento (%) referem-se a fuga de água visível à superfície, 29% a rega desadequada em espaços verdes municipais, 17% a fuga na boca de incêndio, rega e lavagem de ruas, 7% a rotura na tubagem e 2% a colapso de faixa de rodagem de estrada ou rua por rotura na tubagem.

A associação de defesa dos consumidores realça ainda que "o silêncio das entidades desaponta os consumidores" e que as entidades gestoras revelam "fraca capacidade de resposta para diminuir as perdas de águas reportadas pelo cidadão comum".

"A diminuta reabilitação das condutas conduz a perdas de água (muitas delas visíveis, como revelaram os participantes da campanha), que depois se refletem em aumentos do tarifário, logo na fatura no final do mês", sublinha a DECO.

A associação refere ainda na nota de balanço da campanha que "alguns municípios sobem o preço da água para recuperar custos, medida nem sempre acompanhada de eficiência: 64% das 90 entidades gestoras com perdas de água superiores a 150 litros por ramal e por dia aumentaram os tarifários de abastecimento".

"Nos 57 municípios onde as entidades não informaram sobre as perdas de água, a maioria (63%) também aumentou os tarifários", acrescenta.

Segundo dados de 2011 da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) citados pela DECO, o volume de perdas em vários municípios "deixa antever os custos elevados das entidades por ineficiência".

"É preciso mais do que sensibilizar as entidades gestoras dos serviços de abastecimento, para cumprirem a qualidade do serviço, que passa pela redução do desperdício", afirma a DECO, acrescentando: "É urgente implementar programas de reabilitação de condutas e deteção de perdas reais de água em todo o sistema de abastecimento".

"Os consumidores estão a ser prejudicados pela falta de qualidade de serviço. Por isso, é necessário reforçar o quadro legislativo na aprovação de um sistema de penalização das entidades, indemnizando os consumidores no caso de falhas de abastecimento, muitas vezes resultado da insuficiente reabilitação de condutas", refere ainda a Deco.

A associação de defesa dos consumidores diz que já enviou as suas exigências ao Ministério do Ambiente e à ERSAR.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.