Democratas-cristãos com melhor resultado em número de câmaras desde 1997

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 set (Lusa) - O CDS-PP conquistou no domingo a presidência de cinco autarquias, mais quatro do que nas últimas eleições autárquicas, o maior número de câmaras desde 1997, tendo obtido pouco mais de 150.000 votos, menos que os 171.049 votos de 2009.

O CDS-PP sozinho obteve, assim, cerca de 3% dos votos, sensivelmente abaixo dos 3,1% conquistados em 2009, de acordo com os dados publicados do sítio da internet do Ministério da Justiça.

Os centristas mantiveram a presidência da Câmara de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), e conquistaram a presidência das autarquias de Albergaria-a-Velha (distrito Aveiro), Vale de Cambra (distrito Aveiro), Velas (nos Açores) e Santana (na Madeira).

Em todos estas autarquias, os centristas alcançaram maioria absoluta.

Em número de câmaras, este foi o melhor resultado autárquico do CDS-PP desde 1997, quando conseguiu a liderança de oito municípios.

O "penta do CDS" levou o presidente centrista e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, a declarar que o partido voltou a ser "relevante nas autarquias", com quem terão que contar na Associação Nacional de Municípios.

Para Paulo Portas, este ato eleitoral é sobretudo a interrupção de "um declínio", a recuperação do que o CDS tinha "perdido", e o alargamento da sua "influência" como "partido nacional".

Paulo Portas expressou também satisfação pela vitória do independente Rui Moreira, no Porto, uma candidatura que o CDS-PP apoiou.

"Sendo correta a crítica sobre a forma como os partidos funcionam, o nosso, no caso do Porto, viu mais longe quem era o melhor candidato para a cidade", afirmou, argumentando que os centristas quiseram "garantir que não havia um regresso as aventuras e que o Porto era parte da solução e não parte do problema".

"Rui Moreira foi, é, e penso que será sempre, um independente. Teve uma grande vitória, o CDS está nessa grande vitória", declarou.

Nas coligações com o PSD, Portas salientou que, "apesar das dificuldades, houve vitórias relevantes", citando Aveiro, Braga e Guarda, "câmaras onde fatores externos ou internos podiam condicionar a vitória da AD [Aliança Democrática]".

"É evidentemente preocupante a descida de votos em alguns meios urbanos, e isso deve ser meditado", disse.

De acordo com os dados disponíveis na página da Internet da Direção-Geral da Administração Interna cerca das 18:00, falta ainda apurar uma freguesia (além de outras duas onde não se realizou a votação no domingo) e atribuir a presidência da Câmara Municipal de Caminha.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.