Autarca de Aveiro preocupado com "desvio" de verbas da defesa costeira para inundações

| Norte
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 02 mar (Lusa) -- O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, disse hoje estar muito preocupado por o governo desviar verbas da defesa costeira para reparar os prejuízos das cheias.

"A tal linha do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO-SEUR) que o governo anunciou tem uma péssima notícia lá dentro: o governo vai buscar os tais 50 milhões anunciados para tratar das maleitas das inundações aos 200 milhões que estão no PO-SEUR para a defesa contra a erosão costeira, o que acho inacreditável", disse.

Ribau Esteves lembra que houve várias críticas por os 200 milhões de euros serem insuficientes para o que é preciso fazer na costa portuguesa.

"Já era uma verba muito pequena e daria muito mal só para a costa aveirense, quanto mais chegar àquele monte e tirar 50 milhões de euros, pelo que preocupa-nos muito que se reduza a dotação para a erosão costeira", declarou.

Ribau Esteves, que preside à Câmara de Aveiro, fez essas declarações na reunião pública da autarquia, ao responder ao vereador socialista Eduardo Feio que pretendeu saber qual o ponto da situação das obras de reparação necessárias no Baixo Vouga Lagunar, após os últimos temporais.

Segundo o presidente da CIRA, técnicos das câmaras de Aveiro, Albergaria-a-Velha e Estarreja já fizeram trabalho de verificação que partilharam com a Agência Portuguesa do Ambiente, mas uma visita técnica prevista para quinta-feira, destinada a atualizar o levantamento, foi adiada para segunda-feira.

"A lógica é que, acabado esse levantamento, seja feito um orçamento de base para fechar as fontes de financiamento. Temos o nosso trabalho em curso com a Agência Portuguesa do Ambiente, com a perspetiva de lançar as obras em duas fases, integrando na primeira os episódios que exigem uma resposta mais rápida", esclareceu.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.