População de Alpedriz (Alcobaça) volta às urnas no domingo

| Política
Porto Canal / Agências

Alcobaça, 30 set (Lusa) -- Os eleitores de Alpedriz, em Alcobaça, voltam a ser chamados a votar no próximo domingo, depois de um boicote ter impedido, no dia 29, a realização das eleições autárquicas naquela freguesia, confirmou hoje a câmara.

"Tudo está a ser feito para que seja cumprido aquilo que a lei determina e que a votação seja repetida no sétimo dia subsequente às eleições, ou seja, no próximo domingo", disse à agência Lusa fonte da Câmara de Alcobaça.

Os serviços da Câmara de Alcobaça asseguraram hoje à Lusa já ter sido feito "o edital a avisar a população da nova data" e terem sido nomeados os elementos das mesas de voto.

A mesa de voto instalada numa sala da junta de freguesia foi, no domingo, impedida de abrir, depois de, durante a noite do dia 28 para 29, desconhecidos terem "bloqueado a fechadura com um objeto metálico", relatou na manhã de domingo o presidente da junta, Helder Cruz.

De acordo com o autarca, o boicote à votação teve por base a contestação à agregação daquela freguesia às de Montes e Cós, formando, no novo mapa administrativo, uma união de freguesias.

O processo foi na altura contestado por Helder Cruz, que discordava da aliança com a freguesia de Cós e propunha, em alternativa, que a freguesia fosse agregada com a de Pataias.

As eleições realizar-se-ão na sede da junta, entre as 08:00 e as 19:00.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.