PAN afasta-se dos pequenos partidos e aproxima-se do Bloco - Paulo Borges

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- O presidente do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) afirmou hoje que esta força política superou nas eleições autárquicas as votações dos pequenos partidos e mais que duplicou resultados anteriores, aproximando-se do Bloco de Esquerda.

Nas primeiras eleições locais a que concorreu -- e quando ainda não está concluído o apuramento das votações em todo o país --, o PAN conseguiu eleger quatro deputados nas assembleias municipais de Lisboa, Oeiras, Maia e Câmara de Lobos e "esteve perto" de ter eleitos em Sintra, Sesimbra e Moita.

Em declarações à Lusa, o presidente do PAN, Paulo Borges, afirmou que o partido alcançou os objetivos que definiu para o ato eleitoral deste domingo: elegeu deputados municipais e, "de um modo geral, duplicou e até excedeu a votação" das legislativas de 2011.

"De um modo geral, excedemos a barreira dos 2%, tornámo-nos em quase todos os locais a que concorremos na quinta força mais votada, o maior partido sem assento parlamentar e destacámo-nos claramente daquela linha dos pequenos partidos, do 1%", referiu o responsável.

O PAN concorreu aos municípios de Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Maia, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Sintra, Oeiras, Lisboa, Almada, Moita, Sesimbra, Setúbal, Câmara de Lobos, Machico e Santa Cruz.

Nestas eleições, "deixámos claramente para trás o PCTP/MRPP, que é um partido que existe desde o 25 de Abril e, neste momento, somos um partido que está entre os pequenos partidos e o Bloco de Esquerda, de que nos aproximámos substancialmente em muitos lugares", acrescentou.

"Temos uma dinâmica de crescimento que nos vai levar cada vez mais longe. Sentimos e vemos que as pessoas estão a corresponder cada vez mais às nossas propostas, que estão fartas da política tradicional, seja dos partidos da esfera do poder seja da oposição, e que se reconhecem numa proposta diferente, que coloca em primeiro lugar a felicidade e o bem-estar das pessoas e dos animais e uma relação mais sustentável com o ambiente", afirmou Paulo Borges.

Converter a habitação devoluta em social a preços acessíveis, diminuir o impacto ambiental da mobilidade, com menor recurso ao veículo próprio e estimulando as redes das ciclovias e dos transportes coletivos e abolir os maus-tratos aos animais são as principais reivindicações do PAN.

JH // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.