Guilherme d'Oliveira Martins defende medidas de fomento ao emprego e investimento na UE

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 30 mai (Lusa) - O presidente do Tribunal de Contas defendeu hoje, em Bruxelas, uma "maior cooperação política" na União Europeia para responder à crise e preparar a recuperação económica, que passa por "medidas europeias de criação de emprego e de investimento reprodutivo".

"A resposta à crise e a preparação da recuperação económica exige absolutamente maior coordenação politica na União Europeia, reforço do método comunitário e da acção da Comissão Europeia e uma nova orientação no sentido da adopção de medidas europeias de criação de emprego e de investimento reprodutivo, dando sinais positivos aos cidadãos e confiança aos agentes económicos", disse Guilherme d'Oliveira Martins, segundo excertos da sua intervenção.

Presidindo hoje em Bruxelas à reunião do conselho diretivo do EUROSAI, a organização que integra os TC da Europa, o presidente do Tribunal de Contas salientou a importância da reunião num momento em que "se torna necessário um esforço de todos os Estados Europeus, para além da União Europeia, no sentido de unirem esforços para garantir a recuperação das condições de confiança nos mercados e nas instituições".

Para o presidente do TC, "é fundamental dar sinais positivos e de esperança aos cidadãos e agentes económicos e contrariar o egoísmo e a lógica do curto prazo".

O Presidente da EUROSAI defendeu também que o "reforço do papel dos Tribunais de Contas e a salvaguarda da sua independência é um ponto fundamental para garantir maior igualdade entre os cidadãos".

Na reunião de hoje, os presidentes dos Tribunais de Contas debateram as ações desenvolvidas pelo EUROSAI e também as futuras iniciativas da organização, incluindo a cooperação com os Tribunais de Contas Africanos (AFROSAI).

O Tribunal de Contas de Portugal preside ao EUROSAI até 2014.

ND // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.