BE vai pedir explicações ao Governo sobre suspensão de resultados

| Política
Porto Canal

O Bloco de Esquerda vai pedir explicações urgentes ao Governo na sequência da suspensão da divulgação dos resultados das eleições autárquicas devido à falta de comunicação com juntas de freguesia câmaras municipais, adiantou o bloquista Pedro Soares.

Em declarações à agência Lusa o coordenador autárquico do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Soares, considerou que a suspensão da divulgação dos resultados das eleições autárquicas vem demonstrar "um grave falhanço do sistema", sublinhando que o Governo deveria ter acautelado a situação.

"Este cenário vem demonstrar que há um falhanço completo do sistema de transmissão dos apuramentos locais. É uma situação estranha, é uma situação grave, por isso, o BE vai pedir explicações urgentes ao Governo sobre esta matéria (...)", salientou.

O diretor geral da Administração Interna, Jorge Miguéis, disse à Lusa que se registaram problemas de comunicação entre a Direção-Geral de Administração Interna (DGAI) e presidentes de junta e câmaras para a transmissão dos resultados eleitorais.

"Há um conjunto de municípios que ainda não tem resultados completos porque não há transmissão de dados. Não sabemos porquê, pois só temos a informação que está no site da DGAI", disse à Lusa o coordenador autárquico do BE, acrescentando que na origem da situação poderá estar a extinção e agregação de freguesias.

Independentemente da justificação, Pedro Soares considera que o Governo deve explicar o que se passou.

"O Governo devia ter um plano de contingência para coisas deste tipo (...). Estas dificuldades eram previsíveis e já se discutiam há muito tempo. O Governo já tinha sido questionado sobre se havia condições para avançar com as eleições e foi-nos garantido que sim. Assim, precisamos de uma explicação para o ocorrido e sobre a ausência de um plano de contingência", disse.

A DGAI tentou, até às 03:45, várias diligências, incluindo contactos telefónicos e foram mobilizados agentes da PSP e GNR, sem sucesso.

A essa hora, faltavam ainda apurar 71 freguesias e 32 câmaras, a que correspondem 137 mandatos.

No sábado, o ministro da Administração Interna admitiu que poderia haver um "atraso" na divulgação dos resultados eleitorais por causa da forma como será feita a transmissão de dados na sequência da agregação de freguesias.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".