Nove distritos do continente sob aviso laranja e cinco a amarelo devido à chuva

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 set (Lusa) -- Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva que podem ser fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponibilizada na página da Internet do IPMA, os distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança vão estar sob aviso laranja entre as 11:00 e as 18:59 de hoje, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA informa também que os distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 00:00 e as 23:59 de hoje, também devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e persistente.

Sob aviso amarelo está também o grupo Ocidental dos Açores (ilhas do Corvo e Flores) motivado por agitação marítima até às 16:59 de hoje e a costa sul da Madeira, pela persistência de temperaturas elevadas até às 23:59 de terça-feira.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto, chuva, por vezes forte nas regiões norte e centro onde há condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento moderado de sudoeste, soprando moderado a forte no litoral a norte do Cabo Espichel e forte nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima na região norte e interior centro.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, em Faro, Évora e Beja 24, no Porto, Castelo Branco, Portalegre e Braga 21, Funchal 26 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.