PS reconquista Câmara de Caminha ao PSD doze anos depois

| Política
Porto Canal / Agências

Caminha, 30 set (Lusa) - O candidato do PS à Câmara de Caminha, Miguel Alves, reclamou hoje a vitória nas eleições autárquicas de domingo, recuperando para o partido uma autarquia que tinha sido perdida para o PSD há 12 anos.

A vitória de Miguel Alves foi assumida já durante a madrugada de segunda-feira, numa altura em que, segundo os dados oficiais da Direção Geral de Administração Interna (DGAI), faltava apurar a votação de apenas uma freguesia.

Pelas 03:30, os dados da DGAI colocavam o PS à frente, com 50,40% dos votos, contra os 42,45% obtidos pela lista do PSD, liderada por Flamiano Martins.

"Foi uma vitória muito importante, porque foi conquistada com o povo, com as pessoas e com o suor de muitos anónimos", disse à Lusa o socialista Miguel Alves, já com a festa da vitória do PS a fazer-se pelas ruas de Caminha.

Aquela Câmara foi sempre liderada pelo PS mas, em 2001, a atual presidente Júlia Paula Costa, liderando a lista do PSD, conseguiu quebrar essa hegemonia, o que se repetiu em mais duas eleições. Estava agora impedida de voltar a concorrer, devido à lei da limitação de mandatos autárquicos.

Pelo PSD apresentou-se a votos o presidente da concelhia local do partido e vice-presidente da Câmara, Flamiano Martins, que falhou a eleição para Miguel Alves, estreante como cabeça-de-lista autárquico.

"Sabemos que é possível fazer muito mais e melhor pela nossa terra, dialogando com as instituições e com as pessoas. A nossa prioridade é o emprego e a necessidade de trabalharmos para um futuro melhor, todos juntos", sublinhou o socialista.

PYJ // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".