Reconquista de duas câmaras pelo CDS foram surpresa no distrito

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 30 set (Lusa) - A reconquista de duas câmaras pelo CDS, Albergaria-a-Velha e Vale de Cambra, foi a principal surpresa no distrito de Aveiro, destacando-se ainda o regresso de Ovar ao PSD e a vitória independente em Anadia.

Na capital de distrito, Aveiro, PSD e CDS mantêm a câmara em coligação, mas muda o presidente, com Élio Maia a perder, como independente, para uma expressiva vitória de Ribau Esteves, que conseguiu cinco dos nove vereadores e que no município vizinho de Ílhavo tinha atingido o limite de mandatos.

Albergaria-a-Velha voltou ao CDS com a vitória de António Loureiro, um empresário do setor das madeiras, depois de João Agostinho, que presidia ao município pelo PSD, ter atingido o limite de mandatos.

O mesmo conseguiu o CDS em Vale de Cambra com José Pinheiro, homem ligado ao movimento cooperativo que derrotou o social-democrata José Bastos.

Ovar conheceu também uma mudança partidária, mas aqui foi o PS, com Salvador Malheiro, que recuperou um município que nos últimos anos votava maioritariamente no Partido Socialista.

Em Anadia, o movimento de independentes Anadia Primeiro ganhou a presidência da câmara para Teresa Belém, o que, sendo uma aposta na continuidade de Litério Marques, que figurou como segundo na lista, marca o fim da hegemonia do PSD. O partido tinha apostado em José Manuel Ribeiro.

No distrito, o PSD (32,38%) continua a deter o maior número de câmaras (53 mandatos), mas obteve menos votos do que o PS (33,55%) e o CDS consolida a posição de terceira força política (8,56%), com 13 mandatos e a presidência de duas câmaras.

MSO // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.