Câmara de Cerveira passa a ser liderada por movimento independente

| Política
Porto Canal

O homem que nos últimos 15 anos foi vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira pelo PS venceu as eleições para aquela autarquia numa lista independente, depois de ter perdido as eleições diretas no partido.

A lista do movimento independente "Pensar Cerveira", liderada por Fernando Nogueira, obteve 45,12% dos votos (2.807) e três mandatos, contra os 40,59% (2.525) e dois mandatos da lista do PS, partido que liderava a Câmara de Vila Nova de Cerveira há três décadas.

Fernando Nogueira era vereador há 19 anos e nos últimos quinze assumiu funções de vice-presidente, sempre pelo PS, mas já este ano desfiliou-se do partido.

Na origem deste diferendo estão as eleições diretas para escolha do candidato socialista à Câmara de Vila de Nova de Cerveira, realizadas a 08 de dezembro de 2012, que ditaram a vitória do presidente da concelhia local, tendo em conta que o atual autarca, José Manuel Carpinteira, não se podia recandidatar por ter atingido o limite de mandatos.

Nesse ato eleitoral, João Araújo (presidente da concelhia socialista) garantiu 178 votos contra os 118 recolhidos por Fernando Nogueira. Num universo de 321 militantes locais inscritos para estas eleições, segundo afirmam os elementos da lista derrotada, cerca de 90 destes "não estavam em condições de votar", por não terem, alegadamente, pelo menos doze meses de militância.

João Araújo acabou por liderar a lista do PS, falhando agora a eleição para a Câmara de Vila Nova de Cerveira por menos de 300 votos, neste segundo confronto com Fernando Nogueira.

A lista socialista à Assembleia Municipal foi liderada pelo atual presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e acabou igualmente derrotada pelo movimento independente "Pensar Cerveira".

Fernando Nogueira, 60 anos, técnico superior dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, está sem funções executivas na Câmara de Vila Nova de Cerveira desde o início do ano.

Depois do ato eleitoral interno, em que teve de suspender funções na autarquia, regressou no início de 2013 mas garantiu na altura à Lusa que já não lhe foram distribuídas funções executivas.

Nestas eleições a lista do PSD à Câmara de Vila Nova de Cerveira não foi além 10,27% dos votos, enquanto a da CDU se ficou em 1,33%.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.