Imprensa estrangeira destaca "pesada derrota" para PSD de Passos Coelho

Imprensa estrangeira destaca "pesada derrota" para PSD de Passos Coelho
| Política
Porto Canal

A imprensa estrangeira 'online' destaca hoje a "pesada derrota" do Partido Social Democrata nas eleições autárquicas, considerando que se trata de um "reflexo" da política de austeridade do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Voto de castigo nas autárquicas de Portugal para o partido de Passos Coelho" titula o sítio do El Mundo, considerando que os sociais-democratas são os grandes derrotados da noite eleitoral, já que perderam as principais autarquias do país, nomeadamente a da capital Lisboa, com António Costa, atual presidente, a conseguir o terceiro mandato, com maioria absoluta.

O El Mundo realça ainda o facto de na cidade do Porto, a segunda cidade de Portugal, presidida pelo social-democrata Rui Rio, ter sido eleito pela primeira vez um candidato independente, Rui Moreira, conseguindo mais votos que os candidatos dos outros dois partidos adversários.

Em Vila Nova de Gaia e Sintra, os sociais-democratas de Pedro Passos Coelho também foram derrotados a favor dos socialistas.

Também o espanhol El Pais considera que Passos Coelho pagou nas eleições o preço pelas "medidas de austeridade aplicadas e cortes salariais em dois anos e meio de governação", assinalando que os socialistas "subiram mais de 10 pontos" percentuais desde as eleições legislativas de 2011.

A Agência de Notícias espanhola EFE, adianta, por seu turno num dos seus textos, que os eleitores penalizaram o PSD com as "perdas emblemáticas" do Porto, e com "um duro revés na capital", onde venceu o socialista António Costa, assinalando também a "alta abstenção em torno de 44 por cento, superior à de 2009".

Também a agência de notícias francesa France Press destaca que o governo de centro direita em Portugal foi "castigado" domingo, naquele que consideram ter sido "o primeiro teste para a política de austeridade" que tem vindo a ser aplicada desde há dois anos.

"O PSD do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho perdeu o controlo de três grandes cidades: Porto, Sintra e Vila Nova de Gaia, e distanciou-se em Lisboa, feudo do Partido Socialista", considera a notícia difundida pela AFP.

A edição 'online' do ABC refere que o candidato à Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Seara, considerado um dos grandes derrotados da noite, felicitou o atual presidente socialista, António Costa, pela sua "vitória indiscutível" nas eleições autárquicas.

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".