PS perde maioria de câmaras no distrito

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 30 set (lusa) - O distrito de Braga deixou de ser maioritariamente socialista, com o PS a perder duas autarquias para o PSD, ficando o distrito com sete câmaras socialistas e outras sete sociais-democratas.

A Câmara Municipal de Amares, liderada por um movimento independente desde 2005, é agora uma autarquia socialista, enquanto Vieira do Minho, que há quatro anos foi ganha pelo PS por 12 votos, voltou para as mãos do PSD.

Assim, no Minho, o PS lidera as câmaras municipais de Amares, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Terras do Bouro e Vizela, já o PSD preside às autarquias de Braga, Celorico de Basto, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vieira do Minho.

Sete autarquias mudaram de presidente, com José Barbosa (Amares), Mesquita Machado (PS), Joaquim Barreto (Cabeceiras de Basto), José Ribeiro (Fafe), António Magalhães (Guimarães) e Armindo Costa (Vila Nova de Famalicão) a deixarem os respetivos executivos por atingirem o máximo de mandatos permitidos por lei e Jorge Dantas a perder a câmara de Vieira do Minho.

Manuel Moreira (Amares/PS), Ricardo Rio (Braga/Coligação Juntos por Braga), China Pereira (Cabeceiras de Basto/PS), Domingos Bragança (Guimarães/PS) e António Barbosa (Vieira do Minho/PSD), Raúl Cunha (Fafe/PS) e Paulo Cunha (Vila Nova de Famalicão/PSD), são os novos presidentes de câmara eleitos no distrito de Braga.

Mantêm-se em exercício Miguel Costa Gomes (PS/Barcelos), Joaquim Mota e Silva (PSD/Celorico de Basto), João Cêpa (PSD/Esposende), Manuel Batista (PSD/Póvoa de Lanhoso), Joaquim Cracel (PS/Terras do Bouro), António Vilela (PSD/Vila Verde) e Dinis Costa (PS/Vizela).

JYCR // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.