PSD não reconhece derrota em Monção e alega diferença de um voto para PS

| Política
Porto Canal / Agências

Monção, 30 set (Lusa) - O PS venceu as eleições para a Câmara de Monção por quatro votos, mas o candidato do PSD já veio afirmar que essa diferença será de apenas um voto e que nesta fase "não há certeza de nada".

"Nem eu reconheço qualquer derrota nem o PS qualquer vitória, porque não se vê um único carro na rua a festejar. Os primeiros dados apontavam para uma diferença de quatro votos mas, afinal, três desses já são nulos. Nesta altura não há certeza de nada", disse o candidato do PSD à Câmara de Monção.

Em declarações à Lusa já durante a madrugada de hoje, António Barbosa defendeu por isso uma recontagem dos votos.

"Mas, nesta altura, não sabemos o que se está a passar. Está uma confusão muito grande", disse ainda.

De acordo com os dados da Direção Geral de Administração Interna, a lista do PS, liderada pelo atual vice-presidente da Câmara, Augusto Domingues, venceu as eleições em Monção com 37,96% da votação (4.743 votos), contra os 37,92% (4.739 votos) da lista do PSD.

Face a 2009, a votação do PS caiu praticamente para metade (68,37% há quatro anos), enquanto o PSD quase duplicou (dos anteriores 20,89%).

Os dois partidos, segundo os mesmos dados, garantiram o mesmo número de mandatos autárquicos (3).

O CDS-PP, que não apresentou candidatura em 2009, foi o terceiro partido mais votado nas eleições deste ano, com a lista liderada pelo atual deputado Abel Baptista a garantir 2.221 votos (17,77%) e um eleito no executivo camarário.

A CDU não foi além de 1,65% da votação.

A Câmara de Monção era liderada há 16 anos por José Emílio Moreira (PS) que, devido à lei da limitação dos mandatos autárquicos, não se podia recandidatar nestas eleições.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.