PSD conquistou Guarda mas perdeu quatro autarquias para PS

| Política
Porto Canal / Agências

Guarda, 30 set (Lusa) - No distrito da Guarda, o PSD conquistou a câmara da capital de distrito ao PS, mas perdeu para os socialistas e para um independente as autarquias de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo.

Com os resultados destas eleições, o PSD fica em maioria no distrito, com a presidência de sete câmaras e o PS com seis.

O dado mais marcante da noite no distrito foi a vitória da coligação PSD/CDS-PP na Guarda onde o candidato Álvaro Amaro derrotou o socialista José Martins Igreja que se candidatava ao primeiro mandato.

Em Trancoso, o socialista Amílcar Salvador ganhou ao social-democrata João Rodrigues, que se candidatou pela primeira vez, por o atual autarca Júlio Sarmento não se ter recandidatado devido à limitação de mandatos.

No concelho de Fornos de Algodres o PSD também perdeu a presidência da autarquia, até agora presidida pelo social-democrata José Miranda que não se recandidatou, que passa a ser liderada pelo socialista Manuel Fonseca.

Surpresa também em Figueira de Castelo Rodrigo, com a vitória de Paulo Langrouva, ao derrotar o atual autarca António Edmundo que era candidato ao terceiro mandato.

No sentido inverso esteve a autarquia de Manteigas, com a vitória de José Manuel Biscaia (PSD) que destronou o atual autarca socialista Esmeraldo Carvalhinho.

A câmara de Aguiar da Beira também mudou de mãos, passando do PSD para a liderança do independente Joaquim Bonifácio, que venceu o candidato social-democrata Fernando Pires.

Em Seia o atual presidente Filipe Camelo garantiu a vitória para o PS, o mesmo acontecendo em Celorico da Beira com o socialista José Monteiro.

A autarquia de Mêda também continua a ser liderada pelo PS, com a vitória de Anselmo Sousa, que concorreu pela primeira vez.

No Sabugal, o presidente António Robalo (PSD) foi reconduzido no segundo mandato; em Almeida voltou a ganhar António Baptista Ribeiro (PSD/CDS-PP) e em Vila Nova de Foz Côa mantêm-se Gustavo Duarte (PSD).

Rui Ventura manteve a autarquia de Pinhel com as cores do PSD, o mesmo acontecendo em Gouveia com Luís Tadeu, até agora vice-presidente do social-democrata Álvaro Amaro, que concorreu pela coligação PSD/CDS-PP.

O PSD detém a presidência de sete autarquias (Guarda, Almeida, Pinhel, Gouveia, Sabugal, Vila Nova de Foz Côa e Manteigas) e o PS de seis (Seia, Celorico da Beira, Mêda, Fornos de Algodres, Trancoso e Figueira de Castelo Rodrigo).

No ato eleitoral de 2009 o PS ganhou a presidência de cinco câmaras (Guarda, Seia, Celorico da Beira, Manteigas e Mêda) e o PSD de nove (Sabugal, Pinhel, Almeida, Gouveia, Fornos de Algodres, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira).

ASR // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.