Élio Maia justifica derrota em Aveiro por não ser "propagandista"

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 30 set (Lusa) -- O ainda presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, que se recandidatou como independente pelo movimento "Juntos por Aveiro" nas eleições de domingo, justificou a derrota por "não ser um propagandista" do trabalho que realizou.

"Já acabou a campanha e posso dizer isto: não sou político no sentido de ser um propagandista que se serve da comunicação social para, em relação a cada projeto, falar nele 50 vezes. Entendo que a missão de um autarca não é ter uma atitude balofa de promoção pessoal, para depois se guindar a outros patamares", declarou.

Assumindo a derrota, Élio Maia disse que "só resta acatar, com todo o respeito democrático, aquela que é a vontade das pessoas" - porque "os cidadãos votaram com toda a liberdade e fizeram a leitura da situação" -, mas não escondeu o desapontamento perante os resultados.

"Da nossa parte, fica algum desânimo por isto: parece que não vale a pena nós reduzirmos dívidas e aumentar o património e ter indicadores positivos de todas as entidades. Parece que reduzir 102 milhões de dívida e aumentar em 60 milhões o património não vale nada, reduzir o IMI para as pessoas não serem sacrificadas não terá muita importância e, portanto, as pessoas fazem a sua leitura em função da escala valorativa que têm, fazem a sua opção", comentou.

Élio Maia concluiu com o agradecimento à disponibilidade "de cerca de dois mil aveirenses que deram a cara e aceitaram participar nas listas e não ficaram de fora para criticar depois".

De acordo com os resultados finais oficiais, a "Aliança com Aveiro" (PSD/CDS-PP/PPM) liderada por Ribau Esteves obteve 48,63% dos votos e elege cinco vereadores, o PS com Eduardo Feio conseguiu 24,39% dos votos e mantém três vereadores, e o movimento independente "Juntos por Aveiro", do atual presidente da Câmara Élio Maia 10,14%, elegendo um único vereador.

MSO // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.