PSD assume vitória em Alijó reconquistando a câmara ao PS

| Política
Porto Canal / Agências

Alijó, 30 set (Lusa) -- O candidato do PSD à presidência da Câmara de Alijó, Carlos Jorge Magalhães, assumiu hoje a vitória neste concelho do distrito de Vila Real, reconquistando o poder ao PS 20 anos depois.

O social-democrata afirmou à agência Lusa estar muito contente com a vitória que devolveu o poder ao PSD duas décadas depois de ter estado à frente deste município duriense.

Além do mais, acrescentou, a campanha decorreu em circunstâncias difíceis, quer pela conjuntura nacional quer pela local.

O presidente da autarquia, o social Artur Cascarejo, não se recandidatou ao cargo devido à lei de limitação de mandatos. Para substituir Cascarejo, o PS escolheu João Manuel Gouveia.

Na corrida eleitoral entrou ainda uma lista de independentes que juntava o antigo vereador do PSD, Miguel Rodrigues, e o vice-presidente do município, eleito pelo PS, Adérito Figueira, pelo que se temia uma dispersão dos votos dos dois partidos.

"As pessoas acreditam em nós e escolheram as nossas propostas", salientou.

Carlos Jorge Magalhães garantiu que a sua prioridade vão ser as pessoas neste concelho envelhecido e onde muitos vivem isolados e em "situações degradantes".

O candidato eleito quer também avaliar as contas da autarquia para saber com o que pode poder e depois, num concelho onde a principal atividade económica é a viticultura, pretende ainda avançar com um plano para a agricultura que possa "valorizar a uva".

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".