José Soeiro (BE) considerou derrota de Menezes uma "boa notícia"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 29 set (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto, José Soeiro, afirmou que, para já, e sem resultados oficiais, a "boa notícia" foi a derrota "significativa" do candidato apoiado pelo Governo, numa alusão a Luís Filipe Menezes.

Sem conhecer a votação do BE, a não ser pelas projeções televisivas, José Soeiro considerou que a "má notícia" da noite foi saber que "parte da direita" dos 12 anos de governação de Rui Rio continuará a comandar os destinos do Porto.

O candidato bloquista, que falava aos militantes do partido no espaço Contagiarte, avançou que a noite vai ser "muito longa" porque existem duas incógnitas: saber se o BE vai eleger um vereador e como será o próximo executivo municipal do Porto, dado nenhum candidato ter tido maioria absoluta.

À espera de "fazer história" no Porto, ao tentar eleger pela primeira vez um representante do partido para a autarquia, José Soeiro salientou ter feito uma candidatura que "tocou" o coração de "muita gente".

O candidato, na incerteza dos resultados, revelou que, para o próximo dia 10 de outubro, o BE tem já uma assembleia agendada para continuar a "reinventar" o modo como se faz política no Porto.

Além de José Soeiro, concorreram à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), Nuno Cardoso (independente), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

SYF // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.