Dezenas de fotógrafos convidados a "redescobrir" as "7 Maravilhas da Trofa"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Trofa, Porto, 23 fev (Lusa) - As "7 Maravilhas da Trofa" vão ser "redescobertas" sábado por quatro dezenas de fotógrafos que, desafiados a participar num raid fotográfico cronometrado ao minuto, terão a "missão" de "alimentar" uma exposição coletiva "inédita", indicou hoje a organização.

O modelo de exposição que vier a surgir depois do périplo de sábado ainda não está definido mas a realidade é que a organização do primeiro raid fotográfico "Redescobrir a Trofa", que está a cargo do Clube Slotcar da Trofa, terá pelo menos 280 fotografias inéditas para explorar.

É que "superando as expectativas" e mesmo "a logística inicial que apontava para oito participantes", apareceram de fora e de dentro do concelho 40 fotógrafos amadores e profissionais com vontade de fotografar as "7 Maravilhas da Trofa", descreveu o presidente do clube, João Pedro Costa.

"Acima de tudo, o grande objetivo é valorizar a Trofa. Após o raid teremos material sobre espaços trofenses que até muitos trofenses desconhecem. O modelo de exposição será definido mas ter 200 e tal fotos que permitam fazer catálogos, consultar, usar em redes sociais, é criar património para o concelho", referiu o dirigente.

No sábado, o convívio entre os inscritos começa pelas 09:00. Segue-se a ida para o terreno, seguindo um percurso igual para todos, logo todos terão a mesma luz, a mesma temperatura, o mesmo tempo, mas a organização acredita que surgirão "pormenores diferentes".

Entre os sete locais escolhidos estão os Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro situados no coração do concelho, logo espaços urbanos que contrastam, por exemplo com o monte de S. Gens, freguesia de Bougado, onde a escadaria, os cruzeiros, a capela e a imagem de Nossa Senhora da Alegria poderão ser o foco da lente dos participantes.

A organização também não vai desperdiçar a oportunidade de "guardar" a Peça Má, ponte que divide as freguesias de Bougado e do Muro e foi durante muitos anos utilizada pelo comboio, mas devido a questões de segurança poderá ser desmantelada.

O Jardim-Escultura de Alberto Carneiro, localizado em S. Mamede do Coronado e inaugurado há um ano, sendo um tributo ao escultor, vulto da Trofa, mas ao mesmo tempo uma "prenda" deste à sua cidade, foi outro dos lugares escolhidos.

E a componente de desafio ganha contornos ainda maiores porque os fotógrafos serão convidados a fotografar a zona envolvente à rotunda de Covelas, uma freguesia rural que naquele espaço aparece marcada pelo asfalto.

"Serão os mesmos espaços mas acreditamos que surgirão olhares diferentes, graças a uma valorização muito esmiuçada de cada um dos locais", disse João Pedro Costa sobre uma iniciativa que não é um concurso, nem resultará numa análise, mas apenas em convívio de "apaixonados pela fotografia e/ou pela Trofa".

Com o lançamento desta iniciativa o Clube de Slotcar da Trofa quer "continuar a provar" que "não está agarrado" ao nome que utiliza, ou seja "não é apenas um clube de uma só modalidade".

João Pedro Costa descreveu à agência Lusa as várias atividades de uma coletividade, fundada em 2004, que tem mais de 75% dos seus associados com menos de 30 anos de forma a "garantir a renovação constante do clube".

Além das iniciativas de slotcar (modalidade que utiliza carrinhos comandados que circulam em pistas elétricas) - como uma maratona de 24 horas que se realiza anualmente - o clube soma o bilhar, o futebol de formação e os videojogos às modalidades e promove concentrações de carros antigos e clássicos, bem como ações solidárias e atividades dedicadas a seniores e jovens.

Em breve, revelou o presidente, será lançada, para crianças dos 04 aos 10 anos de idade, a obra "As Histórias do Trofi", mascote do clube, com contos didáticos sobre boas ações.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.