Passos Coelho "lixou-se" e PS com resultado "quase fulgurante" diz José Lello

| Política
Porto Canal

O deputado socialista José Lello afirmou no domingo que o primeiro-ministro "disse que se estava lixando para as eleições e lixou-se", enquanto o PS teve um resultado "quase fulgurante", lamentando a perda de câmaras como Loures ou Matosinhos.

Comentando à Lusa os resultados das eleições autárquicas conhecidos até cerca das 23:30 de domingo, José Lello afirmou que o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho "disse que se estava lixando para as eleições" e "esse objetivo já atingiu".

"Se é só esse o desiderato que tinha, não tem de tomar nenhuma atitude, porque se se estava lixando, lixou-se. Agora, no contexto futuro, tem de ver que tem de governar com outra moderação e outra atenção às populações, senão será de derrota em derrota até à derrota final", afirmou o antigo membro da direção socialista de José Sócrates.

Para Lello, os resultados, que apontam para a vitória do PS, são "um claro cartão amarelo ao PSD porque os resultados indicam que perde posições muito importantes".

Já quanto ao CDS-PP, que passa da presidência de uma para cinco câmaras, o deputado socialista considera que está em causa um voto de protesto em relação ao PSD de um eleitorado mais conservador.

"O eleitorado que votou massivamente no CDS queria penalizar o PSD, que é o líder do Governo e da coligação, mas não teve coragem de votar em partidos mais à esquerda", sustentou, acrescentando: "Como o CDS tem tido uma imagem de que tanto está dentro como está fora do comboio, ao votar no CDS [esse eleitorado] está a enviar um sinal claro e inequívoco de crítica à coligação".

Quanto ao PS, "há uma vitória que só não tem mais expressão por causa da boa prestação do PCP no Alentejo e na península de Setúbal e também porque houve algumas câmaras" que os socialistas não tinham a expectativa de perder.

"Eu esperava um resultado fulgurante, este é um resultado quase fulgurante", disse José Lello, confessando "alguma angústia pelos resultados em algumas autarquias, que não foram melhores por culpa do PS".

São os casos de Loures e Alcácer do Sal, conquistadas pela CDU, de Matosinhos, onde venceu o candidato independente Guilherme Pinto, antigo presidente socialista, ou Braga, onde venceu a coligação PSD/CDS-PP, "municípios onde as escolhas feitas pelo PS foram desadequadas ao interesse" do partido, considerou.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.