Candidatos confirmam conquista de Freixo de Espada à Cinta pelo PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 29 set (Lusa) -- A candidata do PSD a Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, reclamou hoje ter conquistado a autarquia ao PS, uma vitória corroborada pelo adversário e atual presidente da câmara, o socialista José Santos.

"Não foi uma surpresa, eu sabia que ganhava", afirmou à Lusa a candidata declarada vencedora pela diferença de cerca de "60 votos", embora os resultados ainda não tenham sido confirmados oficialmente.

Maria do Céu Quintas torna-se na segunda mulher a presidir a uma câmara no distrito de Bragança, depois da socialista Berta Nunes, em Alfândega da Fé.

Vai, contudo ter um mandato em que a oposição será maioritária na Assembleia Municipal, o órgão deliberativo do concelho, em que o PS conseguiu a maioria dos mandatos, segundo ainda os candidatos.

"Não tenho qualquer problema em trabalhar nessas condições", declarou.

O PSD foi o partido mais votado para a câmara, mas conseguiu apenas um das quatro freguesias do mais pequeno concelho do distrito de Bragança, com pouco mais de três mil eleitores.

"Nunca ninguém fez mais de dois mandatos" nesta autarquia transmontana, como recordou o presidente cessante, José Santos, que confirmou à Lusa ter sido derrotado.

O eleitorado de Freixo de Espada à Cinta continua a cumprir uma espécie de "tradição" em que nunca nenhum presidente de Câmara conseguiu fazer mais do que dois mandatos.

José Santos candidatava-se a um terceiro mandato.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.