Abreu Amorim (PSD/CDS) assume "responsabilidade pessoal" por derrota em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 29 set (Lusa) - O candidato do PSD/CDS-PP à Câmara de Gaia, Abreu Amorim, assumiu "pessoalmente" a responsabilidade" pela derrota nas eleições autárquicas, pedindo que não se tirem "a partir" deste concelho "ilações nacionais", e não poupou o concorrente independente de Guilherme Aguiar.

"Não houve capacidade por minha parte, porque era eu que protagonizava e liderava este projeto, para fazer a união e criar a convicção no eleitorado. Estou perfeitamente convicto de que se duas listas, a lista da coligação 'Gaia na frente' e a lista independente não têm concorrido em separado, provavelmente os resultados seriam outros", disse Carlos Abreu Amorim.

Em discurso proferido na sede da sua candidatura, na avenida da República, o candidato da coligação PSD/CDS-PP referiu, por duas vezes, que foi "escolhido pessoalmente" por Luís Filipe Menezes, anterior presidente deste concelho, e felicitou o vencedor das eleições em Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

"As maiores felicidades que aqui lhe desejo estão também relacionadas com a ideia de que o processo de desenvolvimento que Gaia iniciou há uns anos atrás continue. E que aqueles que agora são vencedores tenham a dignidade e a grandeza que Gaia merece e que continue no patamar que foi colocada nos últimos 16 anos", disse Carlos Abreu Amorim.

O candidato procurou ainda passar a ideia de que a derrota da direita em Gaia não deve ser analisada de modo a "serem tiradas ilações nacionais".

"De uma forma líquida devem ser recusados todos os ensaios de leituras nacionais já que, em relação aos dados que conseguidos até ao momento, percebemos que se a candidatura 'Gaia na frente' tivesse conseguido congregar os apoios conseguidos nas autárquicas anteriores, provavelmente a vitória seria nossa e não do PS", concluiu.

As primeiras projeções avançadas pelas televisões nacionais dão como vencedor o PS, de Eduardo Vítor Rodrigues, seguindo-se o independente José Guilherme Aguiar e em terceiro lugar a lista PSD/CDS-PP, de Carlos Abreu Amorim.

A Câmara de Vila Nova de Gaia foi liderada durante 16 anos por Luís Filipe Menezes que nestas autárquicas concorreu, pela coligação PSD/CDS-PP, ao Porto.

É preciso recuar às eleições autárquicas de 1993 para encontrar um executivo autárquico socialista em Gaia. Heitor Carvalheiras foi o último presidente da autarquia gaiense que ganhou pelo PS neste concelho.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".