CDS-PP ganha pelo menos três câmaras e decreta fim da "solidão autárquica"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 set (Lusa) - O porta-voz do CDS-PP anunciou hoje que os centristas ganharam, pelo menos, a presidência de três câmaras municipais, terminando com a "solidão autárquica" do partido que há oito anos apenas detinha a presidência de um município.

À presidência da Câmara Municipal de Ponte de Lima, juntam-se, pelo menos, a liderança das autarquias de Velas, nos Açores, e Santana, na Madeira, ambas com maioria absoluta, anunciou João Almeida na sede nacional do partido.

Contudo, pode "haver ainda mais noticias durante a noite" relativamente a autarquias cuja presidência o CDS poderá ter ganho, acrescentou o porta-voz centrista e 'vice' da bancada parlamentar.

"A solidão autárquica do CDS terminou", decretou João Almeida, numa declaração na sede do partido, no largo Adelino Amaro da Costa, em Lisboa.

O dirigente centrista sublinhou que "há 8 anos que o CDS tem apena uma Câmara Municipal e há mais de 30 que o CDS vem descendo nos seus resultados autárquicos", para ilustrar a "evolução muito significativa" dos resultados ainda provisórios das eleições autárquicas.

João Almeida escusou-se a fazer "uma leitura nacional", para a qual, disse, é necessário "esperar um resultado mais concreto".

Contudo, apesar do "contexto difícil", o porta-voz centrista afirmou que "no contexto da coligação" há "boas perspetivas em capitais de distrito como Braga".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.