Vitória de Eduardo Rodrigues em Gaia premeia “campanha pela positiva”

| Política
Porto Canal

O porta-voz da candidatura do PS à Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, considerou hoje que a vitória de Eduardo Vítor Rodrigues foi um "prémio" para uma campanha eleitoral feita "pela positiva e sem atacar ninguém".

"O PS há 16 anos que está fora do poder municipal e este é um novo PS. Hoje o que se traduz, a confirmarem-se as projeções, é aquilo que sentimos na rua durante a campanha eleitoral. Fizemos uma campanha pela positiva e sem atacar ninguém. Uma campanha em que apresentámos os nossos projetos com realismo e os gaienses perceberam isso", disse o porta-vos da candidatura socialista.

Patrocínio Azevedo adjetivou o apoio dos gaienses como "uma onda silenciosa" que aconteceu "em crescendo" e remeteu para mais tarde uma declaração por parte de Eduardo Vítor Rodrigues que, às 21:15, ainda não tinha chegado à sede de candidatura, na avenida da República, em Gaia.

As primeiras projeções avançadas pelas televisões nacionais que dão como vencedor o PS, de Eduardo Vítor Rodrigues, seguindo-se o independente José Guilherme Aguiar e em terceiro lugar a lista PSD/CDS-PP, de Carlos Abreu Amorim.

A Câmara de Vila Nova de Gaia foi liderada durante 16 anos por Luís Filipe Menezes que nestas autárquicas concorreu, pela coligação PSD/CDS-PP, ao Porto.

É preciso remontar às eleições autárquicas de 1993 para encontrar um executivo autárquico socialista em Gaia. Heitor Carvalheiras foi o último presidente da autarquia gaiense que ganhou pelo PS neste concelho.

Além de Eduardo Vítor Rodrigues (PS), estavam na corrida autárquica em Gaia, Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.