Desemprego: Número de beneficiários aumentou, mas os subsídios diminuíram

| País
Porto Canal (MYF)

Segundo as estatísticas da Segurança Social que foram atualizadas esta quarta-feira, os beneficiários de prestações de desemprego receberam, em média, 447,39 euros em janeiro de 2016. Uma descida de 0,7% em relação ao mês anterior e de 1,1% face ao mesmo mês do ano passado. No entanto, número de pessoas a receber subsídio de desemprego aumentou em janeiro.

O ano de 2016 não começou da melhor maneira para quem ficou sem emprego. O número de pessoas a receber subsídio de desemprego aumentou em janeiro face ao mês anterior, em contrapartida o valor médio destas prestações caiu. Em média, as pessoas que beneficiam de subsídios de desemprego receberam 447,39 euros, um valor que nos obriga a recuar até maio de 2006 para encontrar uma prestação mais baixa.

Este valor médio é influenciado pelos subsídios sociais que são atribuídos a agregados de menores rendimentos e tem em conta a prestação mais comum de desemprego.

Quase 261 mil pessoas receberam subsídio de desemprego no primeiro mês do ano

Os dados atualizados pela Segurança Social permitem ainda concluir que o número de beneficiários também aumentou no mês de janeiro (0,6%) face ao mês anterior. No entanto, se compararmos as 261 mil pessoas que receberam subsídio de desemprego no primeiro mês do ano com janeiro de 2015, estamos perante uma quebra de 16,4%.

Agora falta o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) revelar o número de inscritos nos centros de emprego no mês passado e as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) que só serão publicadas no dia 29 de fevereiro.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.