Troca de cadernos eleitorais gerou confusão em Vila Verde

| Política
Porto Canal

Uma troca de cadernos eleitorais entre as duas assembleias de voto da freguesia de Duas Igrejas, concelho de Vila Verde, envolvendo cerca de 300 eleitores, provocou hoje "alguma confusão", mas a situação foi ultrapassada com o acordo de todos os partidos.

O mandatário concelhio da candidatura do PS, Alberto Nídio, disse à agência Lusa que a freguesia de Duas Igrejas tem duas assembleias de voto, distantes entre si cerca de seis quilómetros.

Uma fica no centro da freguesia e a outra no lugar de Codessal, uma zona "bastante montanhosa".

"São uns seis quilómetros, serra acima", referiu.

Cerca de 300 eleitores que deveriam figurar nos cadernos eleitorais do centro da freguesia apareceram nos cadernos de Codessal.

A solução encontrada foi extrair, via internet, da página da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), uma certidão de eleitor para cada uma daquelas 300 pessoas.

Essa certidão será anexada à ata final.

"Penso que foi uma solução acertada, porque há muita gente que não tem meio de transporte próprio e que, se fosse obrigada a ir a Codessal, pura e simplesmente ficaria sem votar", disse ainda Alberto Nídio.

Lembrando que "o erro foi da DGAL", sublinhou que o processo acabou por "não chocar em nada com a verdade eleitoral", porque são todos eleitores da mesma freguesia.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".