BE alerta para peso da emigração na abstenção

| Política
Porto Canal

O Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje para o peso da emigração nos números da abstenção das eleições autárquicas de hoje que, apontam as projeções da SIC e RTP, devem ir até 43,3%."A emigração de setores significativos da população, obviamente votantes", contribui decisivamente para os valores previstos, referiu aos jornalistas a bloquista Ana Drago.

A candidata pelo partido à Assembleia Municipal de Lisboa reagia no Cinema São Jorge, em plena Avenida da Liberdade, às projeções para a abstenção reveladas pelas 19:00.

Ana Drago alertou também para o "milhão de eleitores fantasma" existentes nos cadernos eleitorais e que, "sucessivamente", trazem "um peso à abstenção que não corresponde realmente aos números da abstenção".

No São Jorge, espaço escolhido para acompanhar a noite eleitoral de hoje, encontravam-se já pelas 19:25 algumas figuras do BE, como a coordenadora Catarina Martins e a eurodeputada Marisa Matias.

O ambiente era ainda de alguma tranquilidade, com dezenas de apoiantes à espera dos resultados do sufrágio local de hoje.

A projeção de abstenção da SIC foi apresentada às 19:00, hora em que as urnas encerraram em Portugal Continental e na Madeira, indicando um intervalo entre os 39 e os 43,3 por cento.

A RTP indicou um nível de abstenção entre os 38 e os 43 por cento, segundo uma projeção da Universidade Católica.

Em 2009, a abstenção foi de 41 por cento, a mais alta de sempre em eleições autárquicas, segundo dados da Direção Geral da Administração Interna.

Hoje, a afluência às urnas até às 16:00 situou-se nos 43,43%, abaixo dos valores registados nas anteriores eleições autárquicas.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.