Ex-autarca "varrido" de cadernos eleitorais em Braga

| Política
Porto Canal

Um ex-autarca da freguesia de Sobreposta, em Braga, foi hoje impedido de votar por ter sido "varrido" dos cadernos eleitorais.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Vaz Antunes afirmou estar "chocado" por não poder exercer um direito "que a lei dá a todos os cidadãos".

"Toda a vida votei aqui. Fui autarca aqui. Agora nem votar posso. O meu número de eleitor é o 525 só que não aparece no caderno eleitoral nem em lado nenhum", explicou.

Impedido de votar, Manuel Antunes afirmou ser "uma injustiça que alguém não possa exercer um direito que a lei dá a todos os cidadãos e que ninguém saiba explicar porquê".

Isto porque, disse, "na mesa ninguém soube dizer nada só que se não constava nos cadernos não podia votar e pronto".

Manuel Antunes decidiu, no entanto, não apresentar queixa.

"Para quê? Não vai adiantar nada. Hoje já não há jeito de eu votar. Estou revoltado e chocado. Não se varre assim uma pessoa dos cadernos eleitorais", disse.

Em Braga concorrem à sucessão de Mesquita Machado na presidência da Câmara Municipal Vítor Sousa (PS), Ricardo Rio (Coligação Juntos por Braga), Carlos Almeida (CDU), Inês Barbosa (Cidadania Em Movimento) e Luís Lima (PCTP/MRPP).

Mais de 9,5 milhões de pessoas são hoje chamados a eleger presidentes de Câmara, assembleias municipais e de freguesia de 3399 autarquias.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.