Ex-reitora da Universidade de Aveiro preside a Conselho Coordenador do Ensino Superior

| País
Porto Canal com Lusa

Braga, 16 fev (Lusa) - A ex-reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré, foi nomeada presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior que se reúne pela primeira vez a 24 de março, anunciou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Em Braga, à margem de um encontro com estudantes no âmbito das celebrações dos 41 anos da Universidade do Minho (UMInho), que se assinalam quarta-feira, o titular da pasta das universidade e politécnicos justificou a escolha de Helena Nazaré com a experiencia da ex-reitora frente à Associação Europeia de Universidades.

"A minha ideia é que [o Conselho Coordenador do Ensino Superior] tenha uma função muito importante de melhor representar o Ensino Superior português na Europa e no mundo incluindo um grupo grande de representantes de forma a poder contribuir para a expansão do Ensino Superior português e para a sua crescente internacionalização", referiu Manuel Heitor.

O governante apontou o final de março como data para a conclusão do processo de formação do referido órgão.

"Estamos no processo de formação também de acordo daquilo que combinamos com os estudantes e esperamos que no próximo mês tenhamos o conselho formado no contexto e no quadro que está definido em lei", disse Manuel Heitor, que minutos antes, numa reunião com os estudantes da UMInho, afirmou que o Conselho Coordenador do Ensino Superior irá reunir pela primeira vez a 24 de março.

O Conselho Coordenador do Ensino Superior foi criado por Decreto-Lei publicado a 31 de agosto de 2009 sendo que o documento define o órgão como tendo "natureza consultiva no domínio da política do ensino superior do membro responsável pela área do ensino superior".

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados