Vendas no comércio a retalho atenuam queda para 2,6% em abril - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) - O índice de volume de negócios no comércio a retalho obteve em abril uma ligeira melhoria, mas continuou com valores negativos, passando de uma queda homóloga de 5,7% em março para -2,6% em abril, divulgou hoje o INE.

Esta variação menos negativa foi determinada sobretudo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), "pelo comportamento do índice do agrupamento de produtos alimentares, que registou uma taxa de variação homóloga de 3,3% em abril" quando diminuiu 2,5% em março.

O índice relativo aos produtos não alimentares passou de uma variação homóloga de -9,1% em março para -8,7% em abril, sendo que, em termos nominais, o índice agregado apresentou uma diminuição homóloga de 2,6%, com uma variação de -5,5% em março.

Em relação ao emprego no comércio a retalho, houve uma diminuição homóloga de 4,8% em abril, variação de -5,5% em março. Por agrupamentos, o índice relativo aos produtos alimentares diminuiu, em termos homólogos, 2,3% enquanto o de produtos não alimentares recuou 6,9%.

Comparativamente com o mês anterior, a taxa de variação do índice do emprego no comércio a retalho foi nula em abril, o que compara com a diminuição de 0,8% observada em abril de 2012.

Já o índice de remunerações do comércio a retalho diminuiu, em termos homólogos, 6,2% em abril (diminuição de 5,0% em março) e, comparativamente com o mês anterior, o índice das remunerações apresentou uma variação de 6,5% (variação de 7,8% em abril de 2012).

AJG // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.