Obras de Vergílio Ferreira e de Mário Dionísio são mote para ciclo no CCB

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 fev (Lusa) -- Os centenários dos nascimentos dos escritores Vergílio Ferreira e Mário Dionísio são o mote para um ciclo de conferências no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, coordenado pela catedrática de Literatura Maria Alzira Seixo, que tem hoje início.

O ciclo que, além de hoje, às 18:00, conta ainda com sessões nos dias 22 e 29 deste mês, e nos dias 07 e 14 de março, sempre às 18:00, intitula-se "Vergílio Ferreira e Mário Dionísio: Literatura, pensamento e arte".

"Vergílio Ferreira e Mário Dionísio iniciam-se como neorrealistas, mas o primeiro afasta-se em 'Mudança', [romance saído em] 1948, atraído pelo romance existencial de [Jean-Paul] Sartre e [Albert] Camus, que nele conduz a obras-primas tais 'Aparição', 'Estrela polar' e 'Nítido nulo'", afirma Alzira Seixo, no texto de apresentação do CCB, acrescentando que o escritor tentou a poesia, "mas é no ensaio que prolonga a profundidade da sua ficção, que tem no extenso diário de 'Conta-corrente' importante contraponto".

"Ao invés, Mário Dionísio é poeta do 'Novo Cancioneiro', de obra lírica, em que 'Memória dum pintor desconhecido' e 'Terceira idade' contêm do seu melhor, com 'Le feu qui dort', em francês", prossegue a investigadora.

"De intensa atividade pedagógica e estética ('A paleta e o mundo'), dá-nos ainda belíssimos contos, em 'O dia cinzento' e 'Monólogo a duas vozes', e o romance 'Não há morte nem princípio', [publicado em] 1969, ímpar na nossa ficção", afirma Alzira Seixo.

Vergílio Ferreira (1916-1996), aos 12 anos, decidiu entrar no Seminário do Fundão, de onde saiu aos 18 anos. Não seguiu a vida religiosa, licenciou-se, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Filologia Clássica, em 1940, e iniciou carreira como professor liceal.

Ao longo do seu percurso, como escritor, recebeu vários prémios entre os quais o D. Dinis, em 1981, o P.E.N. Clube de Novelística, por duas vezes, em 1984 e 1991, o de Ensaio, em 1993, o da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, em 1984.

Foi ainda distinguido com o Grande Prémio de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, em 1987 e em 1993, respetivamente por "Até ao fim" e "Na tua face", e o Prémio Camões, em 1992.

Mário Dionísio (1916-1993), tal como Vergílio Ferreira licenciou-se em Filologia Românica, também em 1940, mas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor liceal e, após o 25 de Abril de 1974, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Foi autor de poesia, conto e romance, fez crítica literária e de artes plásticas, tendo sido também pintor. Assinou algumas telas com pseudónimos como Leandro Gil e José Alfredo Chaves, tendo participado nas Exposições Gerais de Artes Plásticas de finais da década de 1940 e princípios da seguinte.

Dionísio realizou conferências, e colaborou em diversas publicações periódicas, designadamente as revistas Seara Nova, Vértice e Mundo Literário, e nos jornais Gazeta Musical e Diário de Lisboa, de onde saiu em 1960, para colaborar na secção "Testemunhos", do vespertino A Capital, criada por Mário Neves, Norberto Lopes e Álvaro Salema, que também tinham deixado o Diário de Lisboa.

Prefaciou obras de autores como Manuel da Fonseca, Carlos de Oliveira, José Cardoso Pires e Alves Redol.

Em 2008 mais de meia centena de familiares, amigos, ex-alunos, ex-assistentes, conhecedores e estudiosos da obra de Mário Dionísio, criaram a A Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, que abriu portas em Lisboa, em setembro de 2009, para a salvaguarda e divulgação do seu espólio.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".