PSP recebeu duas queixas de irregularidades em Matosinhos

PSP recebeu duas queixas de irregularidades em Matosinhos
| Política
Porto Canal / Agências

Três pessoas foram hoje identificadas pela PSP em Leça da Palmeira por alegado apelo ao voto no PS a menos de 50 metros das urnas e em Matosinhos o PS queixou-se do candidato independente, revelou fonte policial.

A informação foi dada à Lusa pelo oficial de dia ao Comando Metropolitano da PSP do Porto, de acordo com quem ambas as situações vão ser transmitidas à Direção Nacional da PSP e à Comissão Nacional de Eleições.

O primeiro caso ocorreu pelas 11:30, em Leça da Palmeira, Matosinhos, com "um delegado do PSD a denunciar à polícia que três indivíduos estavam na via pública a apelar ao voto no PS", a menos de 50 metros da Escola Secundária da Boa Nova, onde decorre a votação naquela localidade.

A PSP de Leça da Palmeira "identificou os três adultos, que não ostentavam nenhum cartaz nem foram apanhados em flagrante delito", mas "apareceram duas testemunhas a confirmar que pouco antes estavam a incitar ao voto", descreveu à Lusa fonte do Comando da PSP do Porto.

Em Matosinhos "ocorreu mais uma situação", descreveu a mesma fonte, indicando que uma esquadra local recebeu a denúncia de "uma delegada do PS" relativamente "a um senhor que seria candidato independente naquele concelho".

De acordo com a PSP do Porto, a delegada socialista acusou o candidato de "ter comparecido nas três mesas de voto da Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos, para cumprimentar os responsáveis das mesas de voto".

Em Matosinhos concorrem à presidência da Câmara nas autárquicas de hoje António Parada (candidato do PS), Guilherme Pinto (atual presidente da autarquia que deixou o PS para concorrer como independente), Pedro da Vinha Costa (PSD), Manuel Maio (CDS-PP), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (BE) e Orlando Cruz (PTP).

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.