Pelo menos 22 mortos, 33 desaparecidos e 25 sobreviventes em naufrágio na Indonésia

Pelo menos 22 mortos, 33 desaparecidos e 25 sobreviventes em naufrágio na Indonésia
| Mundo
Porto Canal / Agências

Pelo menos 22 pessoas morreram, 33 continuam desaparecidas e 25 sobreviveram ao naufrágio de um barco nas águas ao largo da ilha indonésia de Java, com o qual tentavam alcançar a costa australiana para pedir asilo.

Quatro crianças encontram-se entre as vítimas mortais do acidente que ocorreu, na sexta-feira, a sul da ilha de Java, onde as operações de busca e salvamento eram dificultadas, às primeiras horas de hoje, pelo estado do mar, de acordo com a rádio australiana ABC.

A bordo da embarcação seguiam cerca de 80 imigrantes ilegais oriundos do Líbano, Iraque e Paquistão, segundo dados das autoridades indonésias, apesar de a imprensa local dar conta de 120 passageiros.

"Para se salvarem, os sobreviventes nadaram até à costa de Agrabinta, a cerca de 200 metros de distância de onde naufragou a embarcação", explicou Haris Bahtiar, das autoridades locais, citado pela agência de notícias da Indonésia.

O naufrágio aconteceu um dia depois de uma outra embarcação, com 44 pessoas a bordo, ter sido resgatada pelas autoridades marítimas australianas.

Entre janeiro e agosto, um total de 218 embarcações com 15.182 refugiados a bordo, a maioria imigrantes do Afeganistão, Bangladesh, Iraque, Irão e Sri Lanka, tentaram entrar ilegalmente, por via marítima, na Austrália para pedir asilo, o que provocou um debate no país sobre as políticas a adotar para responder aos crescentes fluxos migratórios.

O novo primeiro-ministro, o conservador Tony Abbott, anunciou recentemente que os requerentes de asilo que chegassem de barco não seriam mais tolerados no país.

O chefe de governo australiano viaja na próxima segunda-feira para a Indonésia para, entre outros, pedir maior cooperação entre os países em matéria de imigração, naquela que é a sua primeira viagem oficial ao estrangeiro desde que assumiu a chefia do Governo de Camberra.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.