Bruxelas nega quaisquer negociações para segundo resgate a Portugal

Bruxelas nega quaisquer negociações para segundo resgate a Portugal
| Economia
Porto Canal

A Comissão Europeia negou hoje perentoriamente que já esteja a trabalhar num novo resgate a Portugal, garantindo que o cenário de um novo pacote de ajuda financeira não está em cima da mesa, "nem parcialmente nem de qualquer outra forma".

Reagindo a uma notícia hoje avançada pelo jornal Público, segundo a qual "Bruxelas já está a trabalhar em novo resgate a Portugal", e um novo pacote de ajuda financeiro é agora visto em Bruxelas "como o cenário mais provável", o porta-voz dos Assuntos Económicos disse à Lusa que essa informação é "absolutamente incorreta" e não corresponde ao ponto de vista da Comissão, pois o executivo comunitário está exclusivamente focado na implementação bem sucedida do atual programa de ajustamento.

"As discussões que decorrem em Lisboa (entre as autoridades portuguesas e a 'troika') estão exclusivamente focadas em garantir a implementação bem sucedida do programa acordado para Portugal, de modo a criar as condições para uma retoma económica sustentável e um regresso à criação de postos de trabalho", disse Simon O'Connor, negando que um novo pacote de empréstimos já esteja "parcialmente na mesa", como indica o jornal.

O porta-voz do comissário Olli Rehn garantiu que, além do exame regular em curso do atual programa de assistência a Portugal, "nada mais está sobre a mesa, nem 'parcialmente', nem de qualquer outra forma".

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.