Governo corrige orçamento e diz que carga fiscal mantém-se

Governo corrige orçamento e diz que carga fiscal mantém-se
| Política
Porto Canal

O Governo publicou hoje uma errata ao relatório da proposta do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), corrigindo que a carga fiscal mantém-se este ano, em vez de diminuir, como estava escrito na versão anterior.

Na errata ao relatório do OE2016, entregue esta manhã à Assembleia da República e publicado esta tarde na página da Direção-Geral de Orçamento (DGO), o Governo corrige uma frase na página 34, no capítulo de política orçamental, relativa à carga fiscal, que tem motivado polémica nos últimos dias.

Assim, onde se lia "Invertendo a política dos últimos anos, perspetiva-se uma redução da carga fiscal em 0,1 p.p. do PIB em 2016", o Governo escreve agora que "Invertendo a política dos últimos anos, perspetiva-se uma manutenção da carga fiscal1 em 2016".

Além disso, na nota em rodapé, que foi acrescentada, o Governo afirma que "a carga fiscal consiste no somatório da receita fiscal, da receita contributiva e do imposto de capital".

PSD e CDS-PP têm acusado o Governo de aumentar a carga fiscal este ano, uma crítica que tem sido recusada pelo executivo socialista e pelos partidos que o apoiam no parlamento (PCP, PEV e Bloco de Esquerda).

A errata publicada hoje tem 46 páginas e corrige gralhas, como o valor da dívida pública em 2015 (que é usada em algumas simulações) ou as previsões económicas da Comissão Europeia para a economia mundial.

Na quinta-feira, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, pediu ao Governo rapidez na entrega do "texto consolidado" e de uma errata da proposta de Orçamento do Estado para 2016, que deverá corrigir as "incorreções, erros e gralhas" do documento original.

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.