Brasil regista mais de 73 mil casos de dengue em janeiro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 12 fev (Lusa) - O Brasil registrou 73.872 casos prováveis de dengue entre os dias 3 a 23 de janeiro, informou hoje o Ministério da Saúde, uma subida de 48 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

A dengue é transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito vetor do vírus Zika e da febre chikungunya.

Em janeiro de 2015, o número de casos prováveis de dengue foi 49.857. Assim, na comparação ano a ano os dados divulgados hoje no boletim epidemiológico do ministério apontam o crescimento de 48% do número de infetados.

Os estados com mais casos prováveis são o Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo e Minas Gerais.

Já os municípios com as maiores incidências de dengue são Rancho Alegre, no Paraná, Ubá, em Minas Gerais, Ribeirão Preto, em São Paulo, e Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

Foram confirmados nove casos de dengue grave e 137 casos de dengue com sinais de alarme, que na classificação do Governo são aqueles que necessitam de maior atenção e cuidado.

No mesmo período do ano passado, foram confirmados 80 casos de dengue grave e 542 casos de dengue com sinais de alarme.

O Ministério da Saúde confirmou quatro mortes por dengue, o que representa uma redução de 92% em comparação com o mesmo período de 2015, quando ocorreram 50 mortes.

Existem 45 pacientes com dengue grave ou com sinais de alarme e 18 mortes em investigação, que serão analisados nas próximas semanas.

CYR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.